24 de out. de 2010

Veja os espumantes e vinhos com Indicação de Procedência de Pinto Bandeira








O selo de Indicação de Procedência de Pinto Bandeira já faz parte da identidade visual de três espumantes e dois vinhos da área geográfica delimitada, cujo registro foi recentemente aprovado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).













A Vinícola Valmarino recebeu o selo para o espumante Valmarino Brut, safra 2009 e para os vinhos Valmarino XIII  Cabernet Franc 2008 e Valmarino Merlot 2009.












A Vinícola Don Giovanni, fundada em 1984, teve chancelado o seu espumante Don Giovanni Brut, safra 2008.

















E a Vinícola Geisse, uma das mais antigas da região (foi criada em 1976) conquistou o selo para o espumante Cave Geisse Brut safra 2008.












A permissão para utilizar o selo é concedida pelo Conselho Regulador da Indicação de Procedência, em conformidade com regulamentos que envolvem produtos e variedades de uvas autorizados, padrões de identidade e qualidade e normas de controle das vinícolas, vinhedos e vinhos.

Assim, por exemplo, só poderão ostentar o selo os espumantes elaborados pelo método tradicional - champenoise -no qual a segunda fermentação ocorre nas garrafas. Da mesma forma, os vinhos chancelados serão elaborados exclusivamente com as variedades de uva autorizadas, cuja procedência será de 85% a 100% da área geográfica delimitada.

Um comentário:

Helena disse...

Que legal que os selos já estão circulando!