5 de set. de 2011

COMEÇAM A DESPONTAR OS VINHOS COM SELO ORGÂNICO

OS VINHOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NA EXPOINTER 2011

A cada ano, aumenta a participação da agricultura familiar na maior feira agropecuária da América Latina - a Expointer, realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul. 

Na edição 2011,encerrada ontem, estiveram presentes 125 agroindústrias no Pavilhão da Agricultura Familiar, entre elas uma dezena de pequenos produtores de vinho e suco de uva,representativos de um universo de centenas de viticultores pertencentes a este segmento, existentes no estado.












A feira mostrou que, mesmo timidamente, começam a despontar os vinhos com selo orgânico originários da agricultura familiar, com duas vinícolas participando da exposição. Nessa categoria, há vinhos de uvas americanas ou híbridas, como os da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg), com as variedades Bordô, Isabela, Niagara e Lorena. A cooperativa também produz suco de uva orgânico.

Já a Cooperativa Agropecuária Vida Natural (Coopernatural),de Picada Café, apresenta o varietal Cabernet Sauvignon "Hex von Wein" 2007, frutado, com taninos médios e boa permanência, um vinho que deve ser aberto com antecedência para arejar e servido refrescado. Também se destacam os sucos orgânicos da Coopernatural (uva, laranja, amora, pêssego). Outro produto com selo orgânico vem de Ivoti, é o suco de uva Rota 48, alusivo ao caminho turístico Rota Colonial. 


Todos os produtos mencionados são certificados com selo orgânico por instituições avaliadoras nacionais credenciadas.

As demais vinícolas que expuseram no Pavilhão da Agricultura Familiar produzem, em sua maioria, de vinhos de uvas americanas e híbridas, mas há também vinhos de varietais como Cabernet Sauvignon e Merlot, entre outros.

Coopeg (Garibaldi)
Coopernatural (Picada Café)
Mascarello (Flores da Cunha)
Bassani (Fagundes Varela)




















De Bastiani (Nova Roma do Sul)



De Lucca (Farroupilha)
Turra (Três de Maio)






Slongo (Erechim)


 
                 Granja da Telha (Canela)


 
Rota 48 (Ivoti)

Um comentário:

Helena disse...

Que bacana! Acho a parte da agricultura familiar a mais interessante e bonita da Expointer. Gente que apesar de todas as dificuldades segue produzidno com boa qualidade. A existência desses selos é um indício. Beijos!