1 de out. de 2011

AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS DESTACA O "TERROIR" DE ALTO FELIZ

Moscato Giallo, da Vinícola Don Guerino, é o mais pontuado entre os 16 vinhos representativos da Safra 2011

O vinho mais pontuado da 19ª Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2011, é o único da seleção que já pode ser encontrado em garrafas.

O Moscato Giallo recebeu  89 pontos, a mais alta nota na média da avaliação de seleção (painel de enólogos profissionais) entre os vinhos brancos. No painel de degustadores convidados, a nota do comentarista Carlos Eduardo Ceroni Garcia foi de 92 pontos, ficando a média da mesa de comentaristas em 90 pontos.

O fato atrai a atenção para a Don Guerino e também para a pequena localidade de Alto Feliz, onde foram plantados os vinhedos, há cerca de 11 anos, e construída a vinícola, em 2005.

A Avaliação Nacional de Vinhos é uma seleção realizada anualmente pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e parceiros. Da safra de 2011, entre 383 amostras, inscritas por 72 empresas, foram selecionadas 30 vinícolas, das quais saíram os 16 vinhos mais representativos, revelados dia 24 de setembro, em Bento Gonçalves.

"Quando as uvas Moscato Giallo chegaram na cantina, no começo do ano, senti que poderia fazer com elas um vinho para ficar entre os 16 mais representativos da safra", contou Bruno Motter, enólogo da empresa. A 19ª Avaliação Nacional confirmou a previsão, para orgulho dos pais Osvaldo e Salete Motter, proprietários da vinícola.

Segundo Bruno Motter, o sucesso obtido com esse vinho "é resultado de uma das melhores safras de uvas brancas do vinhedo próprio, com lotes escolhidos a dedo para elaborar um varietal jovem, refrescante, equilibrado, com boa acidez, aroma frutado e persistência".

Foram produzidas apenas 6.500 garrafas que já estão sendo comercializadas.

Desde as primeiras safras de uvas colhidas em Alto Feliz, em 2003, a Don Guerino vem obtendo destaque nas sucessivas avaliações nacionais promovidas pela ABE.

Em praticamente todas as edições, qualificou-se entre as 30 empresas selecionadas do ano. E teve vinhos incluídos entre os 16 mais representativos das safras 2005 (Cabernet Sauvignon); 2007 (Ancelotta); 2008 (Chardonnay); e 2009 (Ancelotta).

Alto Feliz é um pequeno município situado no início da Serra Gaúcha, a uma altitude superior a 300 metros acima do nível do mar, caracterizado pela produção agrícola em pequenas propriedades. Até a chegada da Don Guerino, não tinha tradição vitivinícola, mas a terra e o clima, aliados à cultura e ao saber humano, estão configurando o "terroir" da região e demonstrando que o empreendimento trilha um caminho promissor.

Vinhedos da vinícola Don Guerino, em Alto Feliz

4 comentários:

Helena disse...

Que bela reportagem! Será que depois dessa avaliação vamos conseguir uma garrafa para provar o vinho?

Fernando Luiz disse...

Eu já conhecia os produtos da Don Guerino e gostava. O mais interessante é a comprovação de que este novo terroir está conseguindo bons produtos em diversos varietais, ano a ano.

Anônimo disse...

Excelente Matéria, valorizando o nosso produto, parabéns.

Helena e François disse...

Acabamos de provar o vinho e, realmente, é excepcional!