12 de out. de 2012

AVALIAÇÃO INDICA TENDÊNCIAS PARA OS VINHOS DA COPA

O conjunto de vinhos apresentados ao público na  20ª Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2012, em 29 de setembro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, pode indicar como serão os melhores vinhos a serem oferecidos aos brasileiros e visitantes na Copa Mundial de Futebol, no Brasil, em 2014. A observação é de Cristian Bernardi, presidente da Associação Brasileira de Enologia, entidade organizadora do evento. A maioria das amostras destacadas na Avaliação ainda encontra-se em maturação, em tanques ou barricas, devendo entrar no mercado ao longo de 2013 ou 2014, o ano do campeonato.

Entre os 16 mais representativos da safra 2012, estão vinhos brancos agradáveis, frutados e florais;  vinhos tintos de cor rubi intenso, vermelhos e violáceos, de taninos médios, macios, com aromas de frutas negras, compotas e especiarias; e vinhos base que prometem espumantes de cor brilhante, aromas delicados e bom frescor.  As 16 amostras selecionadas indicam que a vitivinicultura nacional está correspondendo às tendências de produção internacional, com a criação de produtos que, enologicamente, observam as novas tecnologias e os padrões de consumo global.

MAIS COR, TANINOS E ÁLCOOL
Tradicional, a presença de carvalho foi registrada em vários tintos, com declarada passagem por barrica, e em branco seco não aromático, já engarrafado. Entre os tintos, o destaque foi a alta intensidade de cor e qualidade dos taninos, denotando uvas de excelente maturação e potencial alcóolico, identificando-se, em alguns, estatura de vinhos de guarda. A maioria das amostras de vinhos finos superou os 13% de volume de álcool e alguns passaram de 14%.

Na seleção da safra 2012, entre os brancos, salientaram-se vinhos da uva Chardonnay , e entre os tintos, as variedades que entregam grande coloração, como Tannat,  Teroldego, Marselan, além do Cabernet Sauvignon. O Merlot, que se acredita vinho ícone da Serra Gaúcha, teve apenas uma amostra destacada.

REGIÃO NOVA
Por origem, entre os 16 vinhos da seleção há pelo menos um de uma nova região produtora do Rio Grande do Sul (Região do Alto Uruguai), representada pelo Tannat, de Antonio Dias Vinhos Finos, estabelecimento localizado em Três Palmeiras, no noroeste do Rio Grande do Sul. A Região da Serra Gaúcha arrebatou a maioria dos destaques, mas vinícolas da Região da Campanha, como Guatambu Estância do Vinho e Vinícola Almadén emplacaram uma amostra de Cabernet Sauvignon e de Tannat, respectivamente.

Selecionado na categoria vinho tinto fino seco jovem, está engarrafado e pode ser encontrado no mercado o Gamay 2012, com 11,49% de volume de álcool, da Vinícola Salton. Nesta edição, foram inscritas 387 amostras, de 70 empresas vinícolas. De cada categoria, selecionaram-se 30% de vinhos e, dentre esses, sairam os 16 vinhos mais representativos da safra 2012. A seleção dos vinhos ocorreu em agosto, com a participação de 120 enólogos experientes, que realizaram seu trabalho em 16 sessões. O público presente ao evento do dia 29 de setembro chegou a 850 pessoas.


VINHOS SELECIONADOS DA SAFRA 2012

EMPRESA
VARIEDADE
CATEGORIA
Antonio Dias Vinhos Finos Ltda
Tannat
Vinho fino tinto seco
Basso Vinhos e Espumante Ltda
Chardonnay
Vinho branco fino seco não aromático
Casa Valduga Vinhos Finos Ltda
Marselan
Vinho fino tinto seco
Cooperativa Vinícola Aurora
Cabernet Sauvignon
Vinho fino tinto seco
Cooperativa Vinícola Nova Aliança Ltda
Chardonnay
Vinho branco fino seco não aromático
Domno do Brasil Ind. Com. Bebidas Ltda
Chardonnay
Vinho base para espumante
Don Guerino
Teroldego
Vinho fino tinto seco
Guatambu Estância do Vinho
Cabernet Sauvignon
Vinho fino tinto seco
Luiz Argenta Vinhos Finos Ltda
Chardonnay
Vinho branco fino seco não aromático
Vinícola Almadén Ltda
Tannat
Vinho fino tinto seco
Vinícola Alma Única
Merlot
Vinho fino tinto seco
Vinícola Geisse Ltda
Chardonnay/Pinot Noir
Vinho base para espumante
Vinícola Góes & Venturini Ltda
Chardonnay
Vinho branco fino seco não aromático
Vinícola Miolo Ltda
Chardonnay/Pinot Noir
Vinho base para espumante
Vinícola Perini Ltda
Moscato Bianco
Vinho branco seco aromático
Vinícola Salton  S.A.
Gamay
Vinho tinto seco fino jovem

Nenhum comentário: