22 de mai. de 2011

VINHEDOS INICIAM O REPOUSO HIBERNAL NO OUTONO



O CICLO DA VIDE  - O CICLO DA VIDA


Com a chegada dos primeiros dias frios do outono, em maio, as videiras começam a entrar no período chamado de  repouso hibernal.

Depois da brotação, crescimento, florescimento e frutificação, etapas em que despendeu o máximo de sua força vegetativa,  a videira encerra um ciclo.


 

Nas regiões de clima temperado, como no Rio Grande do Sul,  a  queda de temperatura e o encurtamento dos dias (menos horas de luz solar) que caracterizam o outono e inverno, fazem com que a videira reduza drasticamente o seu metabolismo.

  
  Reservas de nutrientes migram das folhas e ramos jovens e se acumulam nos ramos mais velhos, no caule e nas raízes. A produção de clorofila é paralisada e as folhas tornam-se amareladas e avermelhadas.



Nesse momento, a videira processa um hormônio vegetal chamado ácido abscísico, que se concentra na base da haste das folhas, provocando a morte das células da região e, em seguida a queda da folha.

Assim inicia-se o repouso hibernal da videira, momento em que ocorrem reações bioquímicas na planta fundamentais para que se inicie, mais adiante, uma nova fase de crescimento. As baixas temperaturas são essenciais para que esse acúmulo de energia possa se  expressar em um novo ciclo, na primavera, quando a vide / a vida se renova.







(Vide- videira - vinha - parreira: planta cujo fruto é a uva)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem colocado, este e o ciclo, em tudo. Lindas fotos parabéns

Helena disse...

As fotos estão excelentes!! Muito clara a explicação sobre o processo também.