13 de jan. de 2014

NA TERRA DO VINHO... A BIRRA BIONDA

UMA CERVEJA ARTESANAL COM RECEITA TIPICAMENTE ITALIANA

No porão, não se fazia somente vinho, mas também uma boa e encorpada cerveja!

Foi o que Maicon Riva, tataraneto de imigrantes italianos estabelecidos em Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, descobriu quando iniciou a pesquisa para documentar suas origens, a fim de obter a dupla cidadania.

Seu tataravô, Giovanni Luigi Riva, que imigrou para a localidade de  Linha Jansen (Pinto Bandeira) em 1872,  era filho de um cervejeiro de Belluno, no Vêneto. Documentos localizados na Itália, provam que Antonio Riva, pai de Giovanni, elaborava cerveja em escala artesanal em 1867. E mais, num caderno  datado de 1884, quando já estava no Brasil, Giovanni Luigi Riva registrou várias receitas de cerveja, entre as quais a que era feita na época, na Itália.

Uma bebida que, em razão das dificuldades em se conseguir matéria prima, levava maior proporção de lúpulo e pouca cevada. Era  cerveja forte, fermentada originalmente em barricas de madeira, com baixa graduação alcoólica,  típica das regiões mais frias.

Maicon Riva, que já era apaixonado por cerveja e fazia a bebida em escala mínima, para consumo entre amigos, decidiu resgatar a receita do tataravô e investir na produção como negócio.  Tinha se habilitado como barman e foi buscar a formação em mestre cervejeiro, em curso de Santa Cruz do Sul. Experiência comercial não faltava, tocando a lancheria da família, único local onde se pode almoçar (até às 13 horas), no centro de Pinto Bandeira, atualmente.

A receita do tataravô virou um ícone. É a cerveja Riva Bionda,  produzida somente no começo do inverno, sob encomenda. Maicon diz que faz cerca de 600 garrafas, todas com destino certo.

Também sazonal é Riva Bock , produzida anualmente, mas comercializada apenas durante o outono-inverno, que acompanha a gastronomia das comidas fortes das épocas frias.

Além dessas, o portfólio da microempresa inclui os tipos Pilsen, Malzbier Especial, Wisenbier e Imperial Stout, esta última elaborada com cinco diferentes tipos de malte, três variedades de lúpulo e mais alto teor alcoólico.   As cervejas podem ser encontradas em garrafas long neck, de 500 ml e de litro.

Una birra, per favore! As cervejas long neck Pilsen podem ser degustadas na lancheria Riva a R$3,00 e as garrafas de litro a R$8,00. Em Bento Gonçalves são encontradas nos seguintes locais: restaurantes De Villa e Basilico Casa Gourmet e no Armazém das Conservas. Em Porto Alegre, na Cervejaria Seasons, à rua Angelo Dourado, 185, Bairro Anchieta, que também as distribui para outros estabelecimentos. A bebida também já chegou na A Queijaria, Vila Madalena, em São Paulo.

3 comentários:

Helena disse...

Que história! Obrigada por trazê-la até nós com um texto tão bonito. Espero que a cerveja Riva tenha sucesso.

Anônimo disse...

Muito bem !

Parabéns excelente matéria, vou provar com certeza.
Abraço

Anônimo disse...

Oi realmente o mercado da cerveja está em alta. Vou provar a cerveja.
Abraço