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Capa da "Revista do Vinho da França" de setembro |
UMA TRADIÇÃO DE 40 ANOS MOBILIZA COMÉRCIO E CONSUMIDORES E GERA FATURAMENTO DE MAIS DE 3 BILHÕES DE EUROS
Para os franceses apaixonados por vinho, o mês de setembro de
cada ano reserva momentos de grande agitação. Em todo país, nas redes de
supermercados, lojas de vinho, entrepostos e também nos sites de venda pela
internet, se desenrolam as tradicionais feiras de vinhos. As feiras são um dos
rituais anuais a que se entregam os franceses há cerca de 40 anos. Coincidindo com a vindima, é a
hora de descobrir novos vinhos, suprir a adega da casa a preços apetecíveis e
conseguir aquela garrafa há muito sonhada, por muito menos do que se pagaria
normalmente.
PRODUTOS SELECIONADOS
Não se trata de venda de saldos, mas sim de oferta de
produtos selecionados por profissionais, nas mais tradicionais regiões
produtoras da França, dentro de cada segmento de preço, de “grands crus” a
vinhos modestos, com preços atraentes. Os estabelecimentos reservam grandes
espaços destinados às feiras. Alguns hipermercados chegam a instalar até
mil metros quadrados para o evento.
Várias lojas do Carrefour destacaram profissionais para orientar os
clientes, às vezes aturdidos diante das centenas de rótulos expostos.
Neste ano, a rede também trouxe vitivinicultores para apresentar seus
produtos. Especialistas
no assunto constatam um avanço de qualidade nos vinhos expostos em 2012,
com a melhoria na relação preço-qualidade.
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Bandeira da cadeia de lojas de vinho Nicolas |
Dentre as mais de 15 redes de super e hipermercados participantes
das feiras, estão a líder Leclerc,
Carrefour, Groupe Casino, Auchan, Intermarché, Franprix, Monoprix e Lidl. As
ofertas também podem conferidas nas tradicionais redes de lojas de vinho
Nicolas, Lavinia e outras, inclusive pela internet. Destacam-se ainda
entrepostos de vinho como o 3C – Châteaux Cash and Carry, com dois depósitos
nos arredores de Paris, cujo acervo é de mais de 500 mil garrafas. Esse
estabelecimento organizou um catálogo por regiões, a preços com descontos
equivalentes ao valor da TVA (taxa semelhante ao ICMS brasileiro), no seu
período de feira, de 7 a 22 de setembro.
LISTAS DE "BARBADAS"
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Encarte do Carrefour |
Para ajudar os consumidores a escolher entre
milhares de
rótulos e preços, jornais, revistas, saites e blogs preparam listas com
as
“barbadas” e oportunidades da estação. É o caso de Vinogusto, existente
desde
2007, com cerca de 500 mil acessos por mês – um guia de vinho e
enoturismo baseado
nas opiniões dos leitores e saite de marketing institucional de vinhos,
turismo
e gastronomia. Em suas páginas podem se encontradas as mais
interessantes
ofertas constantes das prateleiras das redes e lojas, com indicação de
preço e
informações sobre o vinho e o produtor. As feiras se estendem até meados
de outubro, cada estabelecimento com períodos diferenciados de duas a quatro semanas.
VOLUME DE VENDAS
A importância das feiras de vinhos mede-se pelo volume de
vendas realizado. Em artigo na internet, a Revue du Vin de France indica que o evento é responsável por 15% das vendas anuais da grande distribuição,
chegando a 3,4 bilhões de euros em 2011.
Para a cadeia de hipermercados Leclerc, líder histórica das
feiras de vinho desde 1973, o evento, em 15 dias, em 2011, representou 25% da
cifra de vendas anual, excluindo vinhos de mesa e outros comuns. Isso representou
86 milhões de euros no ano passado, contou Didier Coustou, comprador de vinhos
da central Leclerc, em entrevista ao site Intothewine . Segundo Didier, as redes Anchan e Carrefour
venderam em período idêntico 60 milhões de euros.
Anúncio da cadeia Leclerc na internet |
A cadeia Leclerc, com cerca de 500 pontos de venda, faz sua seleção de produtos entre janeiro e
março, por região, denominação de origem e segmento de preço. Vinhos
pré-selecionados são negociados com as vinícolas, passam por degustação às
cegas e o melhor cotado é aprovado. Para 2012, profissionais da empresa
degustaram 1500 amostras, aprovando 150 novos rótulos que se somaram aos já
aprovados nos anos anteriores, informou Didier Coustou. Cada loja apresenta em
comum 180 referências, somadas às ofertas da produção da região em que se
encontra.
HISTÓRIA
O historiador Jean Baptiste Noé diz que as feiras de vinho
são uma espécie simbólica da continuação da vindima, uma herança transformada da época em que a França era
majoritariamente rural. “O país se transformou, mas os franceses conservam um
laço emocional com a terra e a ruralidade”, opina ele, em sua página na
internet. Noé afirma que, nas feiras atuais, os tradicionais
instrumentos da colheita da uva, tais como tesoura e cesta, foram substituídos
pelo carrinho de supermercado. “Mas a idéia é a mesma, colher os melhores
frutos, encontrar a melhor uva, ou seja, uma boa garrafa a um bom preço”,
complementa.
2 comentários:
Belo artigo!
Na França, realmente o vinho está no centro de muitos eventos, essas feiras é um deles. Oportunidade para montar a "cave". Será que aqui no Brasil não existe a chance de as redes de supermercado organizarem algo semelhante? Acho que ajudaria a incentivar o consumo daqueles que normalmente não compram vinhos...
Parabéns esse artigo está excelente muitas informações que desconhecia.
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